Liberdade, Disciplina e respeito

Como Sobreviver no Deserto

Talvez você seja um escalador, alguma pessoa que goste de acampar em montanhas, alguém que se identificou com o “trekking”, um maratonista de alto rendimento, enfim, se você pratica alguma dessas modalidades, aposto que pelo menos uma vez você já pensou em como seria passar algumas horas, dias ou até semanas no deserto, acampando, caminhando ou participando de alguma prova, mas você já parou para pensar o que faria caso seus recursos acabassem?

Pois é, e de fato isso pode acontecer. Hoje com o avanço da internet temos acesso a várias histórias diferentes de pessoas que enfrentaram esse problema, ficaram entre a vida e a morte no deserto, onde muitas delas conseguiram sair vivas, porém muitas não tiveram a mesma habilidade ou a mesma sorte.

Não estamos torcendo que você passe por uma situação dessa, mas caso venha ocorrer, trouxemos alguns pontos e dicas importantes que podem fazer a diferença para que você consiga voltar para casa.

O que levar?

Vamos combinar, se você pretende ir ao deserto, com certeza terá que levar alguns equipamentos necessários para garantir a sua sobrevivência. Além da comida e água, recomendados que leve algum sinalizador para que seja mais facilmente localizado, cordas, um ou vários cantis, canivete multiuso, uma faca, uma roupa resistente e que te proteja muito bem do sol, protetor solar e outros itens importantes, mas e se a comida e a bebida acabarem? Você sabe o que pode ou não comer? Como encontrar água no deserto?

Antes de tudo, saiba administrar bem a sua comida e água conforme o tempo que você ficará, isso vai prevenir 90% das emergências e casos de sobrevivência.

Além disso, procure levar objetos ou lonas coloridas. Em casos de emergência, você ficará mais visível aos aviões e carros que venham a passar por perto. Uma dica muito bacana também, é levar algum item em metal ou espelho, pois na falta de um sinalizador, esses objetos conseguem refletir a luz do sol e esse reflexo pode ser visto a 80 km de distância aumentando muito a chance de ser localizado por alguém.

A Regra dos 3

Você pode até saber essas regras, mas é importante mantê-las ativas em sua mente. A regra se consiste basicamente em:

  1. Você consegue ficar 3 minutos sem respirar
  2. 3 dias sem beber água
  3. 3 semanas sem comida

Lembrando também que alguns sintomas podem vir a ocorrer dependendo do seu condicionamento físico e do tempo em que você está exposto ao calor no deserto. Esses sintomas devem ser utilizados como parâmetro para que você se mantenha bem, caso contrário esses sintomas irão piorar e possivelmente te matar.

  1. Dores de cabeça e garganta arranhando ao engolir
  2. Sede extrema e boca seca
  3. Olhos fundos, pele enrugada e febre
  4. Insuficiência renal
  5. Inconsciência, coma e morte.

A Água

Utilizando o deserto como exemplo, sabemos que o mais difícil de encontrar é a água e quando encontra, muitas vezes é aquela água suja, parada, com diversos insetos, restos mortais de animais e muitas bactérias, sendo impossível de ingeri-la sem fazer mal algum a nossa saúde, mas existem algumas técnicas que permitem filtrar e purificar essa água, deixando ela totalmente potável que garantirão a sua vida por mais alguns dias.

Com o objetivo de filtrar e purificar a água que encontrou, você irá precisar de qualquer item em sua mochila que permita criar uma espécie de peneira ou filtro, além também de algum material para fazer fogo, onde deixará a água ferver.

Pegue a sua garrafa ou cantil, coloque algum tipo de tecido, cobrindo todo o bico da garrafa, assim você terá à disposição um filtro improvisado. Para tirar a coloração estranha da água, é necessário que você a coloque para ferver, então consiga gravetos, matos ou folhas secas que irão ser o combustível da sua fogueira. Fogo feito, basta colocar o recipiente com a água próximo ou no fogo (dependendo do material do recipiente) e esperar ferver. Desta forma todas as bactérias presentes serão mortas, assim como outras substâncias, deixando a água potável e pronta para consumir.

Esse foi apenas um de vários outros exemplos que poderíamos ter passado, mas escolhemos esse especialmente porque ele fornece água limpa, livre de qualquer microrganismo que possa eventualmente fazer mal à saúde. Recomendados que antes de praticar alguma atividade desse tipo, pesquise e procure por várias possibilidades diferentes de conseguir água e comida.

Comida

Assim como a água, comida não é algo tão simples de encontrar no deserto. Algumas opções podem parecer inofensivas, mas que podem trazer problemas como diarreia, alguma intoxicação e causando uma desidratação ainda mais pesada podendo leva-lo a morte mais rapidamente.

No deserto você encontra lagartos, besouros, gafanhotos, cobras, escorpiões e outros animais, mas antes de consumi-los, você deve saber o que está fazendo,  muitos animais são venenosos e extremamente perigosos.

Apesar do calor insuportável, o deserto pode ser um lugar surpreendentemente frio durante a noite. Por isso, opte por caminhar em busca de socorro durante a noite, pois não terá o sol escaldante e mesmo com o frio, o exercício fará com que o seu corpo se mantenha aquecido.

Se você é iniciante e nunca fez nada parecido, jamais tente a sorte se expondo a situações de alto risco como a de ficar alguns dias no deserto. Isso necessita um alto nível de conhecimento tanto do lugar quanto do seu próprio corpo, saber os seus pontos fortes e seus limites. Afinal você busca por diversão e não uma situação de sobrevivência.

Esse post pode ser útil