Podcasts e Conteúdos sobre Defesa e Liberdade

O que é Bushcraft?

Mesmo que você seja leigo ou experiente no assunto, informação e conhecimento nunca é demais. Então se está querendo entender melhor as diferenças entre Bushcraft e outras atividades de aventura, esse é o conteúdo certo para te deixar melhor informado sobre o tema.

Neste artigo, buscamos esclarecer todas as suas dúvidas e até passar algumas recomendações antes de você praticar o Bushcraft, então vamos lá.

 

Você sabe o que é o Bushcraft?

Como você já deve ter notado, esse termo é uma palavra em inglês que em tradução livre significa “arte do mato”. Interpretando um pouco mais a fundo a tradução, a primeira coisa que pode vir à cabeça é relacionar arte do mato com algum tipo de trabalho artesanal, e que na verdade não deixa de ser. O Bushcraft basicamente falando, é uma reconexão com o mundo natural.

Agora você deve estar se perguntando, reconexão? Sim. Nós, seres humanos nos desenvolvemos em meio a natureza, nos adaptamos e conseguimos sobreviver mesmo em condições extremas de calor, frio e fome, mas fique tranquilo, o objetivo do Bushcraft não é fazer com que você passe por todas essas situações críticas para sobreviver, ele busca fazer com que você coloque em prática todo o seu conhecimento e experiências, utilizando apenas materiais da natureza para construir a sua faca, cesta, abrigo, cantil e todos os itens que facilitarão a sua vivência em meio a natureza.

 

Dicas de segurança antes de praticar o Bushcraft

Assim como qualquer outra atividade de aventura, o Bushcraft também necessita de alguns cuidados, afinal você estará exposto a animais selvagens, condições adversas de clima, entre outros fatores. Por isso, vamos passar algumas dicas importantes para que você possa praticar suas habilidades com segurança.

A principal dica que podemos passar, antes de ir para a aventura, é preparar uma Mochila de Backup. Essa mochila é de extrema importância, é nela onde você vai encontrar itens de suporte ou emergência em casos de qualquer eventualidade que venha acontecer durante a sua experiência.

O que levar? Nestes casos é onde você deve possuir um isqueiro, kit sobrevivência, lanterna, cordas, entre diversos outros itens que supram suas necessidades em situações complicadas.

 

Dicas para quem deseja entrar no mundo do Bushcraft

Antes de terminar, vamos passar aqui algumas dicas e recomendações para que você realmente aproveite a experiência do Bushcraft e que não se torne algo perigoso ou traumático.

  1. Entender o que é e como funciona o Bushcraft, preferencialmente com pessoas de referência e que realmente sabem sobre o tema;
  2. Ter mínima noção sobre ferramentas de corte, manutenção de lâminas, entre outros assuntos, até porquê você precisará desses fundamentos para facilitar o processo de construção de um abrigo ou caça que pode vir a ocorrer durante a sua jornada.
  3. Levar algum tipo de “tarp” ou lona para ser utilizada geralmente como cobertura para o seu abrigo, mas claro, se precisar, utilize-a para outras funções.

Se você realmente gosta de aventuras, procura uma experiência totalmente imersiva na natureza, com certeza o Bushcraft é uma das melhores opções. Como você pôde acompanhar, ela permite que você permaneça o tempo que desejar em meio a floresta, utilizando apenas itens e materiais da própria natureza, levando você de volta ao passado, sobretudo para treinar suas habilidades primitivas.

Esse post pode ser útil

Mortes Preveníveis em Combate

Dentro do contexto de defesa, operadores conhecem e lutam para evitar um fenômeno chamado de morte prevenível/evitável. Com um nome bem objetivo, fica fácil de explicar: são chamadas assim todas […]