Podcasts e Conteúdos sobre Defesa e Liberdade

Sobrevivencialismo, você sabe o que é?

Você se considera realmente preparado? Independente do que aconteça hoje, você está pronto para enfrentar um longo período sem água ou sem comida, por exemplo.

Já imaginou que pode sim ocorrer alguma catástrofe, guerra ou até mesmo fenômenos mais comuns como, enchentes, tornados ou uma nova greve de caminhoneiros e isso fazer com que você fique um longo período de tempo sem os suprimentos básicos para sobrevivência? Não? Sem problemas, mas após ler este artigo, repense.

O que é o Sobrevivencialismo?

A título de curiosidade, o termo Sobrevivencialismo surgiu a partir da junção de duas palavras, sobrevivência e lismo. Lismo quer dizer um conjunto de ideias, práticas ou políticas que se segue e defende, já a palavra sobrevivência é auto explicativa, que é você continuar a viver ou existir, ou seja, sobrevivencialismo é um conjunto de ideias e costumes que possuem como objetivo proteger, preservar ou garantir a subsistência daqueles que o seguem e praticam, independente das circunstâncias.

Qualquer pessoa ou um grupo que se considera sobrevivencialista, possui, ou pelo menos deveria ter, a finalidade de adquirir conhecimento e aplicá-lo de forma prática no cotidiano ou em preparações, garantindo sua preservação física e mental.

Certo, mas que eventualidades podem ocorrer?

Quando falamos em catástrofes as primeiras coisas que vem em nossa mente são tsunamis e furacões, mas por outro lado, podem ocorrer diversos outros problemas e com muito mais frequência do que você imagina. Lembrou de algum?

Pense em uma enchente. Além de toda a sujeira, doenças podem aparecer, provavelmente a água irá danificar muitos dos seus eletrodomésticos, o abastecimento de combustível na região, alimentos e medicamentos serão afetados devido à dificuldade de acesso ocasionado pelo alagamento das vias. Apenas com esses exemplos citados, perante essa situação, você estaria preparado para sobreviver durante algumas semanas ou até mesmo dias?

Utilizamos o exemplo da enchente, mas isso pode ser aplicado em qualquer problema, alguma crise econômica, falta de abastecimento, queda de energia, seca ocasionada pela falta de chuva, falta de medicamentos entre outros imprevistos que podem sim acontecer e quando você menos esperar.

O Sobrevivencialismo é justamente sobre isso, você estar preparado independente do que aconteça. O sobrevivencialista possui um kit médico robusto e diversificado que pode suprir suas necessidades por um tempo considerável sem precisar sair do seu abrigo. Geralmente dispõe de armas para defesa da sua família, pessoal e de sua propriedade, tem bons conhecimentos e prática com hortas, eliminando a necessidade de comprar alimentos em casos de escassez, a energia utilizada é gerada por painéis solares, uma boa reserva de água e vários outros pontos que não foram citados aqui, mas que se você achar necessário, por que não? Afinal, estamos falando de sobreviver.

A sua casa é sua fortaleza

O seu abrigo será o local onde você irá armazenar todos os seus suprimentos para sobrevivência, nada mais justo do que torná-lo em sua fortaleza. Estruturas resistentes e robustas, sistemas efetivos de segurança, uma horta fértil com variedades de alimentos, uma boa capacidade de armazenamento de água, painéis solares para geração de energia, armamentos de rápido acesso para se defender tanto de animais, quanto de seres humanos mal intencionados, estoque de combustível e ferramentas que serão essenciais em casos críticos.

Claro, não temos o objetivo de te deixar em pânico achando que a qualquer momento irá acontecer um apocalipse, mas queremos te deixar com aquela “pulga na orelha” e refletir, por que não ser mais sobrevivencialista?

Esse post pode ser útil